SOBRE A BÍBLIA
A Bíblia que hoje temos chamada Vulgata, é a união de 73 livros sendo 46 que compõem o antigo testamento e 27 o novo testamento.
O antigo testamento foi tirado da Tora, textos muito antigos, 1922 anos antes de Cristo , estas escrituras estavam divididas pelas 10 tribos de Israel e as 2 tribos de Judá.
200 anos antes de Cristo, em Alexandria, essas escrituras foram traduzidas por 70 sábios judeus do hebraico para o grego.
Quando a Igreja católica assumiu o cristianismo no século IV como religião oficial e deixou de perseguir os cristãos , assume as epístolas de Paulo que nem conheceu Jesus, desprezou todos os livros gnósticos, anulou a vida de Jesus como homem e todo o seu trajeto desde o nascimento como humano de Galileia, mantendo só os últimos anos e a parte de dor, da crucificação, e elevou-o à condição de Deus.
Paulo foi o que fundou mais igrejas e cada uma delas tinha bispo e diáconos, e os seus próprios evangelhos , nessa altura ainda não havia papa .Então Constantino pediu a Jerônimo para recolher todos os livros que se encontravam espalhados pelas diferentes igrejas. Estes livros foram traduzidos
para latim.
Todas as escrituras que não foram selecionadas incluindo os livros gnósticos, foram mandados queimar, só ficaram alguns manuscritos que os monges do mosteiro de São Pacómio no Egito quando souberam que a igreja romana estava a destruir tudo esconderam-nos e foram encontrados no ano de 1945 por pastores em Nad Hammadi.
Postei este último texto teu num dos blogs lá de casa. Esperando que tudo esteja bem.
ResponderEliminar